top of page
  • Foto do escritorJúlio Palazzo

Proteja seu colchão contra os ácaros e evite alergias


alergias: ácaro e colchão

Você sabia que seu colchão e seu travesseiro podem estar, neste momento, abrigando milhares de ácaros? Os ácaros são organismos muito pequenos, visíveis somente por microscópio.


Essas criaturas minúsculas podem desencadear alergias respiratórias, como rinite, asma, sinusite, entre outras. Entenda como:


O linfócito é a célula responsável por ativar nosso sistema imunológico. Quando ele se depara com um vírus ou uma bactéria, ele identifica qual é esse “bicho”, mata e o guarda na memória imunológica. Assim, da próxima vez que seu corpo entrar em contato com esse vírus, ele o matará novamente.


Passamos quase um terço de nossas vidas dormindo. Uma pessoa de 80 quilos, por exemplo, deixa cerca de quatro quilos de pele todo ano no colchão. Isso porque ela vai se renovando e caindo. A pele morta passa pelo lençol e se armazena no local onde tem mais densidade, que é o colchão. Quem adora são os ácaros, que vão se alimentar dessa pele apodrecida.


Como você deita no colchão todos as noites, você respira o ácaro e ele entra na sua circulação sanguínea. Por conta do contato diário, o linfócito fica totalmente ocupado em matar os ácaros e não consegue impedir outros vírus. Consequentemente, você pode ter outras alergias, como rinite, sinusite, asma e até alergias alimentares.


Por isso, é muito importante fazer a higienização periódica do seu colchão. Você pode usar um protetor impermeável com antiácaros sob o lençol. A peça precisa ser lavada toda semana e nunca com intervalos superiores a um mês.


IMUNOTERAPIA ATIVADA

Além da limpeza do colchão, existe um tratamento chamado de imunoterapia ativada utilizado pela nutrologia. Por meio de vacinas, o organismo consegue produzir mais linfócitos para eliminar outros vírus e bactérias além do ácaro.


A vacina é feita de Beta Glucan, molécula que aumenta a produção dos linfócitos, e também por uma enzima chamada de aromatase, que prolonga o efeito da vacina por 60 dias.


Dr. Júlio Palazzo é nutrólogo e atende em Maringá (PR) e São José do Rio Preto (SP).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page