top of page
  • Foto do escritorJúlio Palazzo

Serotonina x obesidade

Atualizado: 13 de abr. de 2018

A vontade louca de comer não passa? Conheça a serotonina, neurotransmissor que regula a saciedade


Frequentemente escutamos alguém falando de alguns remédios milagrosos para perda de peso. No entanto, o que não escutamos é como esses medicamentos vão agir para garantir resultado.


Aí que entra o médico nutrólogo, que além de orientar a alimentação, também buscará entender a causa da obesidade através de exames laboratoriais, já que existem diversos fatores que podem contribuir para o aumento de peso.


E quando se fala em uso de medicação para perder os quilinhos a mais, com certeza o profissional deve focar em corrigir um neurotransmissor muito importante para o controle do peso: a serotonina.


Serotonina é um neurotransmissor e 95% dessa substância química é produzida pelo intestino. Ela tem a função de regular o funcionamento do próprio intestino, mas também atua no controle da depressão, do humor, da ansiedade, do sono e do apetite.


Sabe aquela vontade louca de comer sem parar? É a serotonina que vai transmitir para o organismo a sensação de saciedade, ou seja, que já é hora de parar de comer.



Há medicamentos que aumentam a disponibilidade de serotonina no cérebro, fazendo com que o efeito de saciedade aumente. Associando essa prática com exercícios físicos e uma dieta inteligente, a pessoa consegue perder peso de forma saudável e evitar o efeito sanfona (engorda e emagrece).


E indo muito além disso, na busca do uso adequado da medicação, observou-se a necessidade de se dosar no sangue e na urina a serotonina e, a partir destes exames laboratoriais, se fazer a reposição do seu precursor, o aminoácido triptofano de forma até injetável, para que a medicação não tenha a sua ação comprometida, evitando assim que os efeitos colaterais tão temidos atrapalhem o tratamento.


Tendo sempre em mente que a serotonina é uma das principais substâncias envolvidas na perda de peso, com certeza o resultado será mais satisfatório, evitando o “efeito sanfona “ tão comum nos casos da perda de peso.


SAUDAÇÕES A TODOS E SAÚDE!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page