top of page
  • Foto do escritorJúlio Palazzo

Síndrome do intestino irritável: causa, sintomas e tratamento

Atualizado: 13 de abr. de 2018

Saiba mais sobre a alteração do sistema gastrointestinal que causa dor e desconforto abdominal

A síndrome do intestino irritável é uma alteração do sistema gastrointestinal que causa dor e desconforto abdominal e até constipação intestinal, sendo que a pessoa fica dias sem ir ao banheiro e tem dor na evacuação.


Quem regula o intestino é o hormônio chamado serotonina. 95% desse hormônio é produzido no intestino. A serotonina também interfere no humor, depressão, ansiedade, estresse, alimentação e no peso do indivíduo.


Assim, o intestino irritado está associado à ansiedade e ao estresse decorrentes da diminuição da produção de serotonina. A síndrome do intestino irritável é muito confundida com a doença celíaca porque o glúten também se manifesta dessa forma.


É um diagnóstico diferencial muito importante. Para descobrir qual é o problema é preciso fazer exame de sangue, assim será possível saber se os sintomas são de um intestino irritado ou do consumo de glúten ou outro alimento.


Tratamento

Para tratar o intestino irritado é feita a reposição de serotonina por meio do aminoácido responsável pelo seu aumento, o triptofano. Há casos em que é necessário fazer uso de medicação, como um antidepressivo.


Lembrando que a alimentação não influencia no intestino irritado, mas sim a falta de serotonina.


Saudações e saúde a todos!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page