• Júlio Palazzo

Nutrição esportiva: suplementos em alta

Atualizado: 13 de Abr de 2018

Saiba mais sobre nutrição esportiva e suplementos


A nutrição esportiva está em alta, especialmente entre os que estão iniciando uma atividade física. Quando se fala em suplemento esportivo, pensa-se em aminoácidos, essenciais para o crescimento muscular. O mais utilizado e conhecido hoje é o BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada, na tradução para o português).


Mas, poucas pessoas sabem que o HMB (hidroximetilbutirato) é o que gera a massa magra, o músculo. O HMB é um aminoácido proveniente do metabolismo da leucina, que ocorre nos músculos.


O médico nutrólogo pode injetar o HMB no paciente. Uma dose injetada corresponde a aproximadamente 60 comprimidos do BCAA.


Fotos: Freepik

Uma suplementação adequada com o perfil da pessoa e do esporte que ela pratica é importante para gerar resultados. Por isso, não adianta ir até uma loja e comprar qualquer suplemento. Isso pode ser até prejudicial. Ingerindo a creatina, por exemplo, a pessoa fica inchada, bomba bastante, no entanto esse aminoácido pode provocar insuficiência renal.


É necessário identificar qual aminoácido está faltando para o paciente. Os aminoácidos podem ser dosados pela urina. Depois de ver qual é a carência, será feita a reposição adequada não só de aminoácidos, mas também de minerais e vitaminas.

© 2018 por Dr. Júlio Palazzo