top of page
  • Foto do escritorJúlio Palazzo

DOENÇAS AUTOIMUNES


🤔O que doenças como a ARTRITE REUMATÓIDE, que ataca as articulações, tem em comum com a DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL, que afeta os intestinos?


Ou mesmo com a DOENÇA DE GRAVES, que ataca a tireoide, tem em comum com a inflamação da pele causada pela PSORÍASE?



👉🏻Elas, assim como a o LUPUS e o DIABETES TIPO 1, são condições nas quais o sistema imunológico ataca o próprio corpo, conhecidas como DOENÇAS AUTOIMUNES.


👉🏻Embora as doenças autoimunes possam parecer bastante diferentes, elas partilham características fundamentais a inexistência de uma causa conhecida e sem cura. Portanto, gerenciar uma doença autoimune é uma jornada para toda a vida.



📌O MÉDICO NUTRÓLOGO age nestes casos identificando fatores que possam acelerar estes processos, que variam desde fatores alimentares, até a identificação de fatores hormonais que possam afetar diretamente o nosso emocional. Nestes casos se observa uma relação direta da piora dos quadros autoimunes com eventos que levam a depressão, por exemplo.



✔️Exames laboratorias ajudam diretamente, na identificação destes hormônios tão importantes para o controle destas doenças, como por exemplo a dosagem do DHEA, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, e este tem uma função importante na produção da corticosterona, que age postivamente no controle destas doenças, e sabemos que nesta glândula se produz a ADRENALINA, NORADRENALINA e DOPAMINA, que irão influenciar diretamente no controle do estresse, ai vemos as relações diretas de forma palpável através dos exames.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page