• Júlio Palazzo

Disautonomia: saiba o que é essa doença que afeta o sistema nervoso


O nome é diferente, mas fica tranquilo que vou explicar. A disautonomia é o funcionamento inadequado do sistema nervoso autônomo.


Esse sistema é dividido em simpático e parassimpático e é responsável pelo controle do funcionamento automático do organismo. Eles têm função opostas, por exemplo, enquanto o simpático aumenta os batimentos cardíacos, o parassimpático diminui.

Assim, se esse sistema não funcionar de forma correta, podem ocorrer alguns problemas: ansiedade generalizada, enxaqueca, síndrome do pânico, alteração na pele (principalmente dermatite, psoríase e vitiligo), intestino irritável, entre outros.


Uma parcela dos pacientes que apresentam disautonomia tem prolapso da válvula mitral (no coração). Esse problema ocorre em torno de 8% a 10 % da população, sendo mas comum em mulheres.


Tratamento

O tratamento da disautonomia é individual, de paciente para paciente. Por meio de exames bioquímicos laboratoriais, o médico nutrólogo buscará equilibrar as ações entre esses sistemas nervosos, modulando a atividade de hormônios, como a serotonina, adrenalina, dopamina e o gaba.


Dr. Júlio Palazzo é médico nutrólogo e atende em Maringá (PR) e São José do Rio Preto (SP).

#disautonomia #saúde #saude #nutrologia #nutrólogo #drjuliopalazzo#uniclin #maringá #maringa #riopreto #saojosedoriopreto #enxaqueca#intestino #intestinoirritavel #pele #manchas #manchasnapele #dermatite#bemestar #sistemanervoso #corpo #organismo #viverbem #saudável

© 2018 por Dr. Júlio Palazzo