top of page
  • Foto do escritorJúlio Palazzo

DEMÊNCIAS, um mal silencioso


🚨 As perdas de memória estão entre um dos sintomas mais comuns no dia a dia clínico.


👉🏻Podem ocorrer lapsos desde em adultos jovens, quanto em idosos, e ai entra a experiência profissional do médico para identificar o problema, se ele irá se tornar uma doença ou é apenas um momento de estresse que esta pessoa está passando.



📌Com o COVID 19 tivemos um aumento considerável de pacientes relatando esta perda cognitiva.


⭕️Alguns estudos em andamento estão demonstrando que o fenômeno tromboembólico que leva a pneumonia, também pode afetar os vasos sanguíneos cerebrais, e com isso causando um quadro de perda da memória recente porém com a memória retrograda preservada.



📝Este caso do COVID 19 que ainda está em estudo, se assemelha muito a principal causa de perda de memória no mundo, que é a DEMENCIA VASCULAR SENIL.


✅Que é causada por micro acidentes vasculares, que ao longo prazo leva a perda da memória recente, preservando a antiga e ainda podendo ao longo prazo sem tratamento ser confundida com a DEMENCIA DE ALZHEIMER.


👉🏻Esta ocorre por outro motivo, que é o deposito de substancia amiloide no cérebro fazendo com que os impulsos nervosos fiquem prejudicados, levando a um perda total da memória tanto recente quanto tardia.



⭕️Ainda se pensando nas demências, uma consequente da diminuição volumétrica cerebral é a HIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL, que se manifesta:


👉🏻com a perda da memória,


👉🏻dificuldade para deambular associado a 👉🏻incontinência urinária, está tem um caráter vascular também .



✅A nutrologia através de exames bioquímicos busca identificar o tipo da doença e com um auxilio na reposição dos aminoácidos precursores dos neurotransmissores, ou mesmo com uso de drogas vasodilatadoras cerebrais, ou ainda minerais como o Lítio o POOL COGNITIVO injetável, podem dar um suporte a mais para que este paciente tenha o melhor tratamento. #ficaadica😉

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page