• Júlio Palazzo

Demência vascula senil

A demência vascular senil é uma das primeiras causas de perda de memória. Ela se manifesta inicialmente com sinais e sintomas comuns no dia a dia, como a repetição de perguntas, esquecimento de números de telefones de familiares, lapsos de memória, principalmente de objetos como a chave do carro. Conforme vai evoluindo, começa a se transformar num transtorno, sendo diagnosticada comumente e erroneamente como doença de Alzheimer.


A demência vascular é caracterizada por vários pequenos “derrames cerebrais” que, ao passar do tempo e da área afetada, vai repercutir de diversas formas. Inicialmente pode provocar pequenos lapsos de memória e evoluir para alterações do humor, principalmente com irritabilidade e agressividade.


Em casos mais drásticos pode provocar a perda das funções motoras, como caminhar, incontinência urinária e fecal e perda do apetite.


A nutrologia é uma especialidade médica que busca um reequilíbrio do organismo, onde alterações metabólicas, nutricionais e hábitos diários são alguns dos focos do tratamento.


Vejamos que entre as principais causas da demência vascular está o aumento da pressão arterial, que pode vir de forma isolada ou mesmo associada a outras enfermidades, como a obesidade, dietas ricas e excessivas em proteínas ou mesmo dietas exageradas em cálcio.


Dr. Júlio Palazzo é médico nutrólogo e atende em Maringá (PR) e São José do Rio Preto

© 2018 por Dr. Júlio Palazzo