Como engordar com saúde

Geralmente eu falo sobre emagrecimento, que é um dos temas que sou mais questionado. Só que, desta vez, vamos conversar sobre o contrário: como engordar. Isso mesmo. Algumas pessoas têm dificuldade para ganhar peso e isso pode ocorrer por diversos fatores.

Na maioria dos casos, o problema é a má absorção intestinal, ou seja, o intestino não consegue absorver corretamente os nutrientes. Isso pode ser identificado por meio de um exame chamado coprológico funcional. Esse exame vai mostrar como está a digestão dos alimentos no seu organismo: quanto de proteína, gordura e carboidrato está sendo digerido. Ele também aponta se há alguma alteração do ácido clorídrico do estômago e dos aminoácidos da bile.

A dificuldade de ganhar peso também pode ser causada por algumas doenças, como a doença do glúten, especialmente na criança. Alterações metabólicas, como tireoide, também podem prejudicar o ganho de peso.

O médico nutrólogo vai agir conforme o problema que a pessoa tiver. Se ele for causado por uma alteração proteica, por exemplo, o paciente terá que tomar Betaína Hcl, complexo manipulado que vai promover a digestão da proteína para uma melhor absorção.

Se o problema for o glúten, o paciente poderá tomar um medicamento que promove a digestão do glúten. Já se houver carência de aminoácido, será preciso repor o que está faltando por meio de medicação.

Saudações e saúde a todos!